PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM O AUXÍLIO DAS TIC's
1.IDENTIFIAÇÃO: Plano de aula com uso de
hipertextos.
1.1 CURSISTAS: Nailde Alexandre Silva Costa e
José Arimatéia Aranha Costa
1.2 TUTORA: Valdenir de Almeida Sousa
1.3 ESTABELECIMENTO: CE- Amado Joaquim
1.4 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
1.5 SÉRIE: 9º ano (Ensino Fundamental)
1.6 CONTEÚDO: Regência Verbal
1.7-OBJETO DE ESTUDO: Transitividade dos verbos que
necessitam de complementos para terem sentido completo de forma direta(sem
preposição), ou, indireta (por meio de uma preposição). Bem como sua atuação em
diferentes contextos relacionados com mudanças de significados.
1.8 NOÇÕES/CONCEITO:
Trata-se das relações de dependência
entre o verbo (termo regente) e o seu complemento (termo regido), analisando se
há necessidade ou não de preposição.
2- JUSTIFICATIVA:
É
inquestionável que muitas dificuldades que um falante de uma língua possui em
relação ao uso adequado dos verbos centram-se, quase sempre, em dúvidas sobre
regência.
A GNB
(Gramática Normativa Brasileira) subcategoriza os verbos segundo sua recusa (
os “Intransitivo”- recusam qualquer
espécie de objetos); ou exigência de complementos ( os “Transitivos” diretos ou indiretos –
exigem um objeto [ direto ou indireto] e os de “Ligação” – exigem um predicativo do sujeito).
A intenção de elaborar este Plano de aula sobre
Regência Verbal diz respeito às construções preposicionais adequadas ao
contexto em que esta estiver empregada. Bem como conhecer o principio da
regência em suas diferentes realizações na língua. Pois a relação de
dependência entre muitos verbos depende do uso que fazemos deles e,
principalmente, do assunto, do local e da pessoa com quem falamos ou para quem
escrevemos.
Diante
do exposto acima se justifica a importância de conhecer e compreender os
mecanismos da regência um pouco mais aprofundadamente, uma vez que são, em
grande parte, responsáveis pela estruturação logico-sintática dos enunciados
linguísticos.
Dessa
forma, o aluno terá oportunidade de analisar o emprego da regência a partir de
situações observadas em placas, folhetos de propagandas, cartazes e muros e
etc. Reescrever textos colocando as preposições necessárias para facilitar o
seu entendimento e identificar a relação estabelecida entre a preposição e o
verbo, pois a variação de uma preposição em uma frase também modifica o seu
sentido. Ressalta-se que a língua e o seu funcionamento com base no
conhecimento dos mecanismos linguísticos que já domina, pode levá-lo a adquirir
novas habilidades linguísticas. Acreditamos
que por meio das atividades proposta no plano o aluno aprenderá o uso de muitas
regências verbais. Porém, só uma prática constante de atividades linguísticas (falar,
ouvir, ler, escrever) é que lhe permitirá a compreensão desse uso.
3- OBJETIVOS:
· 3.1 – OBJETIVO
GERAL:
Enquanto
usuários da língua é necessário conhecer os mecanismos da regência verbal, e
compreender como se dá essa relação para que possamos construir nossos
discursos de forma adequada. Uma vez que estes são, em
grande parte, responsáveis pela estruturação logico-sintática dos enunciados
linguísticos.
3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
4- METODOLOGIA:
5 –
DURAÇÃO DA AULA:
8 aulas de 50 minutos.
6- RECURSOS:
§ Utilização do
laboratório de informática;
§ Uso de tirinhas
veiculadas na internet.
§ Jornais, revistas e
folhetos de propagandas;
§ Livro de Proinfantil
e didático.
7- AVALIAÇÃO:
Os
alunos serão avaliados de forma quantitativa e qualitativa seguindo os seguintes
critérios:
8- REFERÊNCIAS:
AULA
SINTAXE DE REGÊNCIA
Regência
Definição:
Dá-se o nome de regência à
relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus
complementos. Ocupa-se em estabelecer relações entre as palavras, criando
frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido desejado, que sejam
corretas e claras.
REGÊNCIA VERBAL
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Termo Regente: VERBO
|
A regência verbal estuda a relação que
se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos
diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).
O estudo da regência verbal permite-nos
ampliar nossa capacidade expressiva, pois oferece oportunidade de conhecermos
as diversas significações que um verbo pode assumir com a simples mudança ou
retirada de uma preposição. Observe:
A mãe agrada o filho. -> agradar significa
acariciar, contentar.
A mãe agrada ao filho. -> agradar significa "causar agrado ou prazer", satisfazer.
A mãe agrada ao filho. -> agradar significa "causar agrado ou prazer", satisfazer.
Logo, conclui-se que
"agradar alguém" é diferente de "agradar a alguém".
|
Saiba que:
O conhecimento do uso adequado das
preposições é um dos aspectos fundamentais do estudo da regência verbal (e
também nominal). As preposições são capazes de modificar completamente o
sentido do que se está sendo dito. Veja os exemplos:
Cheguei ao metrô.
Cheguei no metrô.
No primeiro caso, o metrô é o
lugar a que vou; no segundo caso, é o meio de
transporte por mim utilizado. A oração "Cheguei no metrô",
popularmente usada a fim de indicar o lugar a que se vai, possui, no padrão
culto da língua, sentido diferente. Aliás, é muito comum existirem
divergências entre a regência coloquial, cotidiana de alguns verbos, e a
regência culta.
|
Para estudar a regência verbal,
agruparemos os verbos de acordo com sua transitividade. A transitividade,
porém, não é um fato absoluto: um mesmo verbo pode atuar de diferentes formas
em frases distintas. Veja os
links abaixo
Mudança de
Transitividade versus Mudança de Significado
Há verbos que,
de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado. O
conhecimento das diferentes regências desses verbos é um recurso linguístico
muito importante, pois além de permitir a correta interpretação de passagens
escritas, oferece possibilidades expressivas a quem fala ou escreve. Clique
aqui e Veja os exemplos.

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