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sábado, 27 de outubro de 2012

PLANO DE AULA


                   PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM O AUXÍLIO DAS TIC's

1.IDENTIFIAÇÃO: Plano de aula com uso de hipertextos.
1.1 CURSISTAS: Nailde Alexandre Silva Costa e José Arimatéia Aranha Costa
1.2 TUTORA: Valdenir de Almeida Sousa
1.3 ESTABELECIMENTO: CE- Amado Joaquim
1.4 COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
1.5 SÉRIE: 9º ano (Ensino Fundamental)
1.6 CONTEÚDO: Regência Verbal
1.7-OBJETO DE ESTUDO: Transitividade dos verbos que necessitam de complementos para terem sentido completo de forma direta(sem preposição), ou, indireta (por meio de uma preposição). Bem como sua atuação em diferentes contextos relacionados com mudanças de significados.

1.8 NOÇÕES/CONCEITO:
           Trata-se das relações de dependência entre o verbo (termo regente) e o seu complemento (termo regido), analisando se há necessidade ou não de preposição.
2- JUSTIFICATIVA:
            É inquestionável que muitas dificuldades que um falante de uma língua possui em relação ao uso adequado dos verbos centram-se, quase sempre, em dúvidas sobre regência.
 A GNB (Gramática Normativa Brasileira) subcategoriza os verbos segundo sua recusa ( os “Intransitivo”- recusam qualquer espécie de objetos); ou exigência de complementos ( os Transitivos” diretos ou indiretos – exigem um objeto [ direto ou indireto] e os de “Ligação” – exigem um predicativo do sujeito).
A intenção de elaborar este Plano de aula sobre Regência Verbal diz respeito às construções preposicionais adequadas ao contexto em que esta estiver empregada. Bem como conhecer o principio da regência em suas diferentes realizações na língua. Pois a relação de dependência entre muitos verbos depende do uso que fazemos deles e, principalmente, do assunto, do local e da pessoa com quem falamos ou para quem escrevemos.
Diante do exposto acima se justifica a importância de conhecer e compreender os mecanismos da regência um pouco mais aprofundadamente, uma vez que são, em grande parte, responsáveis pela estruturação logico-sintática dos enunciados linguísticos.
Dessa forma, o aluno terá oportunidade de analisar o emprego da regência a partir de situações observadas em placas, folhetos de propagandas, cartazes e muros e etc. Reescrever textos colocando as preposições necessárias para facilitar o seu entendimento e identificar a relação estabelecida entre a preposição e o verbo, pois a variação de uma preposição em uma frase também modifica o seu sentido. Ressalta-se que a língua e o seu funcionamento com base no conhecimento dos mecanismos linguísticos que já domina, pode levá-lo a adquirir novas habilidades linguísticas.  Acreditamos que por meio das atividades proposta no plano o aluno aprenderá o uso de muitas regências verbais. Porém, só uma prática constante de atividades linguísticas (falar, ouvir, ler, escrever) é que lhe permitirá a compreensão desse uso.



3- OBJETIVOS:

·   3.1 – OBJETIVO GERAL:
     Enquanto usuários da língua é necessário  conhecer  os mecanismos da regência verbal, e compreender como se dá essa relação para que possamos construir nossos discursos de forma adequada. Uma vez que estes são, em grande parte, responsáveis pela estruturação logico-sintática dos enunciados linguísticos.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*      Reconhecer e usar mecanismos de regência verbal, produtiva e autonomamente;
*      Reconhecer diferenças entre a norma padrão e o uso não padrão de regência verbal, em diferentes textos;
*      Relacionar aspectos semânticos a aspectos de regência verbal;
*      Reconhecer que um mesmo verbo pode apresentar diferentes regências em diferentes contextos.

           4- METODOLOGIA:
*      Aulas expositivas-dialogadas, leituras dirigidas, leituras complementares, exercícios, produção e análise de textos.
*      Análise do emprego de regência a partir de situações observadas em placas, folhetos de propagandas, cartazes e muros.
*       Prova.
*      Pesquisa em laboratório de informática sobre o tema em estudo;
*      Montagem de mapa conceitual sobre conhecimentos adquiridos em dupla;
*       Socialização.
     5 DURAÇÃO DA AULA:
8 aulas de 50 minutos.

      
6- RECURSOS:
§   Utilização do laboratório de informática;
§  Uso  de tirinhas veiculadas na internet.
§  Jornais, revistas e folhetos de propagandas;
§  Livro de Proinfantil e didático.


7- AVALIAÇÃO:
            Os alunos serão avaliados de forma quantitativa e qualitativa seguindo os seguintes critérios:
*      Interesse/Participação;
*        Socialização através de elaboração de mapa conceitual;
*        Responsabilidade;
*       Oralidade/ entendimento dos assuntos abordados;
*       Exercícios: da teoria á prática ponto de partida.

8- REFERÊNCIAS:




                                           AULA

                                  SINTAXE DE REGÊNCIA
  Regência
Definição:
Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se em estabelecer relações entre as palavras, criando frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido desejado, que sejam corretas e claras.
REGÊNCIA VERBAL
Termo Regente:  VERBO
A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).
O estudo da regência verbal permite-nos ampliar nossa capacidade expressiva, pois oferece oportunidade de conhecermos as diversas significações que um verbo pode assumir com a simples mudança ou retirada de uma preposição. Observe:
A mãe agrada o filho. -> agradar significa acariciar, contentar.
A mãe agrada ao filho. -> agradar significa "causar agrado ou prazer", satisfazer.
Logo, conclui-se que "agradar alguém" é diferente de "agradar a alguém".
Saiba que:
O conhecimento do uso adequado das preposições é um dos aspectos fundamentais do estudo da regência verbal (e também nominal). As preposições são capazes de modificar completamente o sentido do que se está sendo dito. Veja os exemplos:
Cheguei ao metrô.
Cheguei no metrô.
No primeiro caso, o metrô é o lugar a que vou; no segundo caso, é o meio de transporte por mim utilizado. A oração "Cheguei no metrô", popularmente usada a fim de indicar o lugar a que se vai, possui, no padrão culto da língua, sentido diferente. Aliás, é muito comum existirem divergências entre a regência coloquial, cotidiana de alguns verbos, e a regência culta.
Para estudar a regência verbal, agruparemos os verbos de acordo com sua transitividade. A transitividade, porém, não é um fato absoluto: um mesmo verbo pode atuar de diferentes formas em frases distintas. Veja os links abaixo



Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado
   Há verbos que, de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado. O conhecimento das diferentes regências desses verbos é um recurso linguístico muito importante, pois além de permitir a correta interpretação de passagens escritas, oferece possibilidades expressivas a quem fala ou escreve. Clique aqui e  Veja os exemplos.

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